terça-feira, 30 de outubro de 2012

Carlinhos Brown confirma presença no “Oscar” da Comunidade Negra


             

O cantor, músico, produtor, arranjador e agitador cultural Carlinhos Brown é uma das personalidades confirmadas para a cerimônia de entrega das estatuetas da décima edição do Troféu Raça Negra.
O artista que tem se destacado como um dos jurados do programa The Voice Brasil, exibido pela Rede Globo de Televisão e foi o fundador da Timbalada tem um currículo que fala por si só.
Não há confirmação ainda sobre uma possível premiação ao artista, no entanto motivos não faltam para que Brown seja premiado com o “Oscar Negro”. Em 2008, foi considerado pelo ranking do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), o segundo maior arrecadador de direitos autorais em shows do país, tendo ficado atrás apenas de Chico Buarque. Recentemente foi indicado ao Oscar 2012, na categoria Melhor Canção Original, pela trilha sonora do filme “Rio”, com a canção “Real in Rio”, parceria de Brown com Siedah Garrett e Sérgio Mendes. Também neste ano o artista concorreu a outra premiação com “Rio”: o Annie Awards 2012 - considerado o “Oscar da Animação”.
Não é por acaso que a obra de Brown encantou diversos outros artistas da Música Popular Brasileira, que registraram em seus álbuns canções compostas pelo baiano. Dentre eles, estão Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Marisa Monte, Nando Reis, Cássia Eller, Herbert Vianna e mesmo a banda de heavy metal Sepultura.
Mesmo assim o multitarefado artista encontrou tempo para criar diversos grupos que usavam a música como meio para educar e ensinar noções de cidadania e não violência aos jovens soteropolitanos, em especial em seu bairro natal, o Candeal Pequeno de Brotas.
Além dos trabalhos no cenário musical Brown leva adiante outros projetos como o “Museu du Ritmo” que está em fase de captação de recursos e consultoria para transformar-se em um Centro de Cultura Negra, o projeto “Tá Rebocado” de urbanização e saneamento e a Associação Pracatum Ação Social, um centro de referência que oferece cursos de formação profissional em moda, costura, reciclagem, além de promover cursos de idiomas e oficinas de capoeira, dança e de temáticas ligadas à cultura afrobrasileira.

Sendo premiado ou não, apenas a presença de Carlinhos Brown no Troféu Raça Negra 2012, justifica a promessa de que esta celebração será em alto estilo. A cerimônia acontece no dia 19 de novembro, em São Paulo, na Sala São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário